Conheça as sacolas personalizadas para a coleta seletiva

Para descartar os resíduos de forma adequada, é necessário que o consumidor escolha uma embalagem que possua a espessura, a dimensão e a qualidade recomendada. No caso de coletas seletivas, torna-se essencial saber a cor do saco indicado para cada tipo de resíduo. Por isso, devem ser conhecidas as características das sacolas personalizadas para a coleta seletiva.

No momento de armazenar e descartar resíduos que fornecem algum nível de risco para a saúde humana, é imprescindível que eles estejam embalados num saco que não permita a contaminação de outras pessoas. Por isso, esse tipo de resíduo deve estar devidamente separado de outros tipos de lixo.

Classificação de resíduos para as sacolas personalizadas da coleta seletiva

Para entender como funciona a coleta seletiva, o consumidor precisa também conhecer a classificação de resíduos para as sacolas personalizadas:

  1. Recicláveis não perigosos: alumínio, papel e vidro são exemplos de itens considerados recicláveis não perigosos, cuja embalagem deve ser não biodegradável reciclada ou reciclável;

  2. Resíduos perigosos: como se sabe, existem alguns resíduos que apresentam riscos à saúde humana, como materiais hospitalares e químicos, e por isso precisam ser embalados em um saco específico para eles para não contaminar pessoas e solo ou lençol freático;
  3. Orgânicos: os lixos orgânicos precisam ser separados de outros tipos de resíduos, de preferência em sacos biodegradáveis, pois se degradam de forma mais rápida na natureza;
  4. Não recicláveis não perigosos: adesivos, etiquetas, papel higiênico, fraldas descartáveis e guardanapos engordurados são alguns dos itens que entram na categoria de não recicláveis não perigosos, além de outros diferentes itens.

Sacolas personalizadas para a coleta seletiva

Para a coleta seletiva, a cor do saco é um critério que necessita ser levado em conta, já que facilita na identificação, transporte e destinação do lixo. Nesse sentido, vale a pena conhecer a cor das sacolas personalizadas de acordo com cada resíduo:

  1. Cinza: resíduo geral misturado, não reciclável ou contaminado sem possibilidade de separação;
  2. Laranja: resíduos tóxicos;
  3. Vermelho: plástico;
  4. Roxo: resíduos radioativos;
  5. Marrom: resíduos orgânicos;
  6. Preto: madeira;
  7. Verde: vidro;
  8. Branco: resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde;
  9. Amarelo: metal.

Dessa forma, ao saber qual tipo de resíduo se encaixa nas sacolas personalizadas, torna-se possível realizar o descarte adequado.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende sacolas personalizadas:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende sacolas personalizadas: