Empresa de embalagens

Que produto as empresas vendem mesmo quando vendem pouco? Que produto cresce em quantidade e qualidade com o passar do tempo e quase ninguém percebe conscientemente? Que produto é imprescindível em qualquer mercado, para qualquer classe social? A embalagem, é claro. Ninguém consegue passar sem embalar o que compra. Isso seja lá qual for o material utilizado.

Uma história de crescimento

Você sabia que as embalagens existem há mais de 10 mil anos, quando os egípcios as inventaram para carregar mantimentos? Pois é. Você deve ter notado que elas hoje apresentam diversos perfis, indo desde as industriais, passando pelas comerciais e agora atendendo demandas artesanais. Não é à toa que as empresas de embalagens são alguns dos negócios recomendados para abrir novas empresas. Uma embalagem pode ser de quase qualquer material, pode ser encarada como algo a vender em grande quantidade, ou pode ser vendida em pequenos lotes, quase com exclusividade.

Quais os fatores envolvidos na fabricação por empresa de embalagens?

São eles:

  • Mão de obra (70%);
  • Material;
  • Planejamento;
  • Design;
  • Acabamento;
  • Cuidados adicionais (distribuição).

Esses dados mostram que ao fazer uma embalagem é a mão de obra o que mais importa, seja enquanto a fabricação propriamente dita, quanto com respeito a mensagens colocadas nelas, com logotipos e cuidados gráficos bastante especializados. O material, muitas vezes, é até mesmo pouco importante em termos de custos, como dá para notar.

Os principais materiais utilizados nas embalagens são: celulose, cerâmica, couro, metal, papel, plástico, tecido, TNT e vidro. A fábrica também pode trabalhar com outros sistemas, como com misturas, com laminações.

A vantagem do conhecimento

É necessário conhecimento para fabricar embalagens em todos esses materiais. A vantagem é que todos esses conhecimentos são amplamente dominados, e que existem consultorias para ajudar nisso. O mais relevante numa empresa de embalagem é planejar bem a fabricação, de forma a que ela seja adequada ao público e aos seus clientes, os vendedores de embalagens e as empresas que fazem uso delas.

Associações profissionais e empresariais contam com cursos para quem quer montar empresa de embalagens. Os investimentos podem ser mais ou menos altos, a depender da ambição e dos focos criados. Uma empresa de embalagens artesanais em papel pode ser bastante pequena, usando materiais baratos e mão de obra até mesmo idosa ou de pessoas com tempo livre.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende empresa de embalagens:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende empresa de embalagens: