Embalagens plásticas

Sacolas e embalagens plásticas são comuns, hoje em dia. São feitas dos mais variados materiais. Já se tornaram parte do dia a dia. Mas nem sempre foi assim. As embalagens plásticas são uma das maiores revoluções no setor de materiais nos últimos tempos, e embora questionadas elas ainda não se desenvolveram com todo seu potencial.

As embalagens plásticas são usadas por todos a todo momento

Pensa-se nelas quando vamos ao supermercado. Mas elas são tão ou mais utilizadas nas indústrias, no comércio, nos mercados de eletrônicos, e mesmo nos mercados de bens duráveis. Elas são o novo padrão de transporte de pequenas e grandes quantidades de bens. Elas só mudam de cara, de materiais, e de sistemas de fabricação e de embalagem.

Veja as principais vantagens delas

Segundo a Associação Norte-Americana de Embalagens Plásticas, autoridade no assunto, são muitas as vantagens das sacolas plásticas. Algumas delas são:

Por utilizarem plásticos termo formáveis, as embalagens plásticas são amigáveis

Dos plásticos mais usados no mundo, os termoplásticos são aqueles que melhor se desempenham no meio ambiente. Esses são os plásticos usados em embalagens plásticas. E esses plásticos permitem uma infinidade de novos usos, tornando as embalagens em matéria-prima para outros usos, ainda mais especiais. No caso desses usos, eles podem assumir as mais variadas formas, assim como quase se dissolverem no meio ambiente.

Embalagens plásticas, quais as vantagens

Pode-se considerar que as embalagens plásticas, de tão comuns, são totalmente aceitas pelo mercado. Mais ou menos. Em alguns casos, elas perdem para embalagens em outros materiais. Isso porque algumas de suas vantagens não são tão óbvias, e porque requerem também pensar em aspectos como design para o consumidor e uso prático para clientes focados pelas empresas que as usam.

  • Elas são leves, fáceis de abrir, de carregar, de armazenas, e de selar novamente;
  • Elas aumentam a vida útil de diversos produtos, principalmente comida, e possuem um ótimo perfil de sustentabilidade, por serem reusáveis e termoplásticas;
  • Não exigem muita energia para serem fabricadas, emitindo além disso poucos gases em sua fabricação;
  • Promovem economia e reduzem desperdício;
  • Promovem inovação no mercado de várias formas, inclusive por meio dos seus materiais, que além de recicláveis se tornam ambientalmente corretos;
  • São usadas em muitos tipos de mercado, cada uma delas com plásticos diferenciados, que evoluem constantemente;
  • Mostram apelo aos produtos nelas vendidos; servem como meio de propaganda, de informação, de campanhas de marketing, e de esclarecimento público sobre qualquer assunto;
  • Podem ser transparentes, translúcidas, protegidas da luz e do calor, assim como utilizar fechos e outros sistemas para aprimorar suas características.

O plástico levou muito tempo até virar realmente padrão no mercado, e isso não foi á toa. O plástico tem um caráter artificial que pode incomodar quem se habitua a materiais como papel ou panos, e isso foi enfrentado pelos fabricantes no começo da entrada de produtos plásticos nas residências. Mas com o tempo passou a haver uma incorporação definitiva do material, assumida e acrescida pelas vantagens dos próprios materiais, de forma prática.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende embalagens plásticas:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende embalagens plásticas: