Embalagens metalizadas
As revoluções verdadeiras costumam ser silenciosas. Esse foi bem o caso das sacolas e embalagens metalizadas, que chegaram aos poucos e agora estão em todo lugar, desbancando concorrentes diversas.
O que são as embalagens metalizadas? Você pode encontrá-las em todo lugar. Você já sabe quando estão no ambiente só de ouvir o seu ruído característico. Elas são metalizadas e feitas de plásticos especiais, tratados de forma a que sua metalização ajude a conservar os alimentos. No caso, a metalização é adesivada ao plástico por um adesivo especial.
Você pode se perguntar: mas os plásticos em si não servem como proteção do ambiente externo? Pode ser, de muitos aspectos, mas não da luz. Dali a necessidade de barreiras metalizadas. Alguns produtos requerem muito esse tipo de proteção: café moído, batatas fritas, cheetos, farofas, chocolates.
De que elas são feitas?
São duas camadas que, juntas, dão as propriedades a que estamos acostumados. Mas quais são os plásticos? Ao contrário do que alguns dizem, não é usado apenas o BOPP, polipropileno bi-orientado. Também existem embalagens com PET, assim como com PP comum e misturas. Vai depender da necessidade.
A qualidade das embalagens metalizadas depende, sim, em grande parte dos materiais utilizados. Mas também da reputação e trabalho das empresas fabricantes. Por isso, é bom ficar atento. Não é toda embalagem metalizada que consegue alcançar boas propriedades.
Por falar em propriedades, quais são elas?
As embalagens metalizadas diferenciam-se das tradicionais por oferecerem, em geral, muito maior proteção. Quais são suas principais propriedades?
- Alta proteção a vapor d'água;
- Alta proteção á luz;
- Muito bom aspecto visual;
- Possibilidade de variar entre face transparente e metalizada;
- Impressão;
- Muito resistente a rasgos e torções;
- Ótima para ser selada.
Muitas combinações de materiais
Quem pensa em embalagens metalizadas para seu negócio, deve se preocupar com os materiais utilizados. Eles são diversos, e as combinações também.
Os principais materiais utilizados nelas são: BOPP metalizado (o mais comum); BOPP mais BOPP metalizado; BOPP metalizado mais PP; BOPP mais PET metalizado mais PP; PET mais BOPP metalizado; PET mais PET metalizado mais PE; e PE mais PET metalizado. Pode parecer muito, e se perder nisso. Mas pode acreditar, você já usou todas elas.