Embalagens flexíveis
As embalagens flexíveis estão em todo lugar. Já fazem parte de nosso dia a dia, e não conseguimos conceber viver sem elas. Carregamos embalagens flexíveis em casa, no trabalho e nos passeios até mesmo quando não percebemos.
As sacolas que encontramos nos supermercados têm diversas funções. Uma primeira, óbvia, é de ajudar a carregar bens e mantimentos. Mas elas têm outras funções também. Por exemplo, elas servem para proteger os alimentos e mantimentos das intempéries, do calor e da sujeira. E de resto servem para guardar os mesmos alimentos na geladeira, e em outros locais de conservação.
Por que elas são tão úteis?
As embalagens flexíveis de plástico são atualmente inseparáveis do estilo de vida de qualquer pessoa, em ambiente rural ou urbano. Elas se tornaram parte do dia a dia das pessoas, e isso porque, quando têm boa qualidade, resistem a muitas demandas de peso e de proteção a água e sujeira. Elas são feitas de forma a servirem de recipiente aos alimentos por várias horas, algo que seria impossível sem elas.
Como surgiram? De que materiais elas são feitas?
As embalagens flexíveis surgiram na metade do século XX, com o desenvolvimento de plásticos oriundos da indústria química. No começo, as embalagens não eram propriamente flexíveis, ainda se ressentindo de certa rigidez e opacidade. Mas com o tempo os plásticos foram melhorando e elas foram se tornando mais e mais amigáveis ao público.
Quais as principais propriedades das embalagens flexíveis?
- São baratas e fáceis de achar;
- São resistentes e ocupam muito pouco espaço;
- São úteis e ninguém consegue ficar sem elas;
- Fornecem alta proteção;
- São fáceis de personalizar;
- Melhoram a experiência do cliente.
As embalagens flexíveis são feitas de dois principais plásticos, o polietileno e o BOPP, polipropileno biorientado. O polietileno serve para embalar principalmente alimentos que não precisam ser protegidos do calor ou da luz. Já o BOPP serve para embalar produtos que precisam de proteção extra. As sacolas de supermercado podem ser de ambos os materiais, mas em geral são de polietileno extrudado.
Embalagens flexíveis são um item obrigatório em qualquer residência, além disso. Falam por vezes mal delas, mas ninguém consegue passar sem elas.