Embalagens alimentos
Existem mudanças que quando ocorrem parecem não transformar definitivamente a nossa vida. Mas, se formos olhar com mais atenção, percebemos que muita coisa mudou com elas.
As embalagens alimentos é uma dessas mudanças, que mudou nossos hábitos alimentares, passou pela forma como tratamos os alimentos (e os economizamos) e chegou até á forma pela qual os preparamos, para comer agora ou depois. Isso sem contar todos os novos alimentos que surgiram só porque agora havia embalagens. Nem todas essas mudanças foram para melhor, é claro.
Algumas mudanças proporcionadas pelas embalagens alimentos
Com a evolução da indústria, ocorreu um desenvolvimento muito acelerado nas formas de processar alimentos, antes de chegarem à mesa. Surgiram os embutidos, produtos químicos passaram a ser agregados a alimentos naturais, atribuindo sabor e cor, etc. Mas nada disso conseguia retardar o suficiente a rápida decomposição de produtos (alimentos) que deveriam ser consumidos naquele instante.
As embalagens alimentos plásticas surgiram para isso. Elas são desenvolvidas para estender a vida de prateleira, manter a qualidade e a segurança dos alimentos. Isso porque eventos que para nós são corriqueiros, como a luz, o calor, os microorganismos, insetos, sujeiras, podem inviabilizar o consumo. As embalagens servem para isso, e também para muito mais.
Você sabia que além de conter, proteger, conservar e transportar os alimentos, as embalagens evitam desperdícios? Pois é, essa é uma de suas maiores funções. Antes das embalagens, os alimentos eram muito mais desperdiçados do que atualmente, e isso, além de gerar economia, permite um melhor aproveitamento dos recursos, tanto para o fornecedor dos alimentos quanto para o consumidor.
Tendências para o uso das embalagens alimentos
Diversos pontos estão sendo trabalhados pela indústria para as embalagens alimentos. Veja alguns deles:
- Facilidade de abertura;
- Reabertura;
- Simplicidade de uso;
- Preparo em microondas;
- Divisão por porções;
- Tornar as embalagens em premium;
- Experiência de prazer;
- Estilo;
- Embalagens ativas e inteligentes;
- Nanotecnologia;
- Biopolímeros;
- Reuso;
- Logística reversa.
Isso sem contar que as embalagens alimentos servem para informar o consumidor do teor dos alimentos, e de fazer marketing das empresas, possibilitando um melhor serviço e orientando para o uso adequado dos produtos oferecidos. Outro aspecto a considerar é que embalagens alimentos permitem facilitar o dia a dia.