Embalagem polietileno

Embalagens utilizam muitos tipos de plástico. Um dos mais utilizados em embalagens de alimentos e outros artigos é o polietileno. Esse plástico tem o seu maior uso em embalagens (mais de 80%), e é produzido no Brasil. Disputa espaço com o polipropileno, mas tem diversas vantagens.

Propriedades técnicas do polietileno

O polietileno, também chamado de PE, é um termoplástico (formado por calor) altamente transparente que se diferencia da maior parte dos seus concorrentes por ter um comportamento excelente a baixas temperaturas. Isso significa que ele é um dos melhores plásticos para embalar produtos congelados ou que precisam manter baixas temperaturas. Um aspecto que geralmente passa batido para as pessoas que trabalham com ele é que o polietileno pode ser facilmente soldado, ou seja, juntado com outras lâminas do mesmo plástico, por meio do calor. A vantagem disso é que o polietileno pode embalar até mesmo produtos líquidos ou com materiais que escoam facilmente, como terra. A embalagem polietileno é ideal para sacolas dos mais variados tipos.

Embalagem polietileno

Um dos plásticos mais produzidos no mundo, o polietileno existe em diversos tipos. Cada um desses tipos tem suas vocações naturais, assim como utilizações práticas e preços. Todos esses tipos de polietileno são termoformados e podem ser reciclados.

Os principais tipos de polietileno são:

  • PEBD, ou polietileno de baixa densidade;
  • PEAD, ou polietileno de alta densidade;
  • PEBLD, ou polietileno linear de baixa densidade;
  • PEUAPM, ou polietileno de ultra alto peso molecular;
  • PEUBD, ou polietileno de ultra baixa densidade.

Qual é o polietileno de embalagem polietileno flexível?

Em participação no mercado, o plástico e polietileno mais usado em embalagens flexíveis é o PEBLD, ou seja, o polietileno de baixa densidade. Ele domina mais de 80% do mercado, deixando pouco menos de 20% para os plásticos restantes.

Em termos de processamento, os polietilenos disponíveis não se diferenciam muito, mas sim seus usos:

  • O PEBD serve para embalagens industriais e agrícolas, laminados, embalagens farmacêuticas e brinquedos, assim como revestimentos;
  • O PEAD serve para bandejas, banheiras, potes, jarros, tampas, caixas e caixas d'água;
  • O PELBD serve para embalagens com selagem a quente, fraldas, absorventes, artigos farmacêuticos, revestimento de cabos, plástico bolha;
  • Outro polietileno importante em embalagens é o PEAD, que responde por uma parcela grande do consumo desse plástico pelo mercado. O maior consumidor desse tipo de embalagem é o setor alimentício.

Os diversos tipos de polietileno não são necessariamente difíceis de achar ou de especificar. As siglas apenas determinam suas características técnicas. Por outro lado, sua função em função dessas características ou seu uso determinam em que tipo de embalagem devem ser usados. Reticulação normalmente indica para usos em que resistência mecânica é mais relevante. Densidade pode referir-se também a resistência, e assim por diante. Tudo isso ajuda a determinar o destino da embalagem polietileno.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende embalagem polietileno:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende embalagem polietileno: